Viaje até Itália e não pague estadia!


Gosta de viajar mas o orçamento é sempre o entrave número um? Se quiser ir a Itália, no próximo mês, o dinheiro não vai ser problema, pelo menos para pagar a sua estadia.

De 14 a 20 de novembro, se for a Itália, pode pernoitar num hotel sem pagar nada. Em troca, os milhares de hotéis italianos envolvidos na iniciativa pedem bens ou serviços que podem ir desde produtos do país ou região de onde os clientes são naturais, ajuda na gestão do hotel, uma atuação de música ao vivo, jardinagem, reparações ou, até, gestão de redes sociais.

Esta semana é conhecida por La Settimana de Baratto, uma ideia criada em 2009 pelos responsáveis do site de marcações www.bed-and-breakfast.it, que, há uns anos atrás, descobriram que uma das unidades hoteleiras aqui listada costumava negociar este tipo de transações. Hoje, é nesta mesma plataforma online que os turistas podem fazer uma lista daquilo que têm para oferecer ou aceder à “lista de desejos” das unidades hoteleiras, contatá-las e proceder à respetiva negociação.

Do lado dos hotéis, os pedidos mais frequentes são ajuda na melhoria das instalações (19%) ou apoio na comunicação e no marketing (15%). Por parte dos viajantes, a oferta mais comum é a ajuda nos projetos de comunicação (37%), incluindo em fotografia e vídeo, traduções ou a gestão das redes sociais, enquanto que 14% oferece apoio nas reparações e 12% propõe aulas em actividades concretas, como tricô ou dança do ventre.

A iniciativa contou, o ano passado, com mais de dez mil pedidos ou propostas, sendo que 25% dos turistas ofereciam estadia no país de origem. O projeto resulta, assim, não só numa forma de viajar mais económica como num incentivo a alagar a rede de contactos e até a fazer novas amizades pelo mundo.

Related posts

Leave a comment