Lisboa, uma região e uma cidade em crescimento turístico


A procura turística, tanto na cidade como na região de Lisboa, no mês de novembro aumentou face ao mês homólogo de 2015. A conclusão é de uma análise do Observatório do Turismo de Lisboa, revelada esta quinta-feira.

A ocupação média por quarto subiu de 64,88% para 70,85% (um aumento percentual de 9,2%), na cidade de Lisboa. Neste caso, o acréscimo mais significativo teve lugar nas unidades hoteleiras de cinco estrelas, com um aumento de 13%. Já na região de Lisboa, a ocupação por quarto registou um aumento de 11% na procura, tendo ultrapassado a fasquia dos 70% nas unidades hoteleiras de três estrelas.

No item relacionado com o Average, a cidade conheceu um aumento de 21,6%, comparativamente com o mês homólogo de 2015, enquanto que na região, a variação é de 18,2% na comparação entre os dois meses homólogos, com os preços médios nas unidades de 5 estrelas a subirem de 123,56 euros para 144,43 euros.

No RevPar da cidade a variação foi ainda mais favorável para os empresários hoteleiros, com uma subida de 32,8% no período em análise, destacando-se as unidades de cinco estrelas, em que o aumento percentual se cifrou em 35,2%. Igualmente, neste indicador, os hoteleiros dos 18 municípios que integram a área metropolitana de Lisboa têm razões para estar satisfeitos, uma vez que se verificou um aumento de 31,2% na comparação com o ano anterior. Os quatro estrelas cresceram 32,9%, passando a 48,28 euros.

O Observatório do Turismo de Lisboa refere, ainda, que o acumulado de janeiro a novembro, relativamente à cidade de Lisboa, acompanha esta tendência em todas as alíneas: mais 0,9% na ocupação de quarto, mais 7,8% no preço médio de quarto vendido e mais 8,8% no preço médio por quarto disponível. Na região de Lisboa regista-se igualmente: mais 1,8% na ocupação de quarto, mais 7,5% no preço médio por quarto vendido e mais 9,4% de preço médio por quarto disponível.

Related posts

Leave a comment