Lisboa pronta para receber luzes de Natal


É já este fim-de-semana que as luzes de Natal se acendem oficialmente na cidade de Lisboa. O presidente da câmara de Lisboa, Fernando Medina, estará às 18h00 de sábado, dia 26 de novembro, no Terreiro do Paço, para ligar as iluminações natalícias que vão animar 34 avenidas, ruas e praças da capital, num total de mais de 2 milhões de lâmpadas LED.

Na emblemática praça junto ao rio haverá, também, uma Árvore de Natal com o tamanho equivalente a um prédio de dez andares. Vai ser colocada outra árvore, na Praça D. Pedro IV (Rossio), e o calendário de eventos pré-natalícios é ainda mais forte do que no ano passado, trazendo inovações como o marco dos correios na Praça Luís de Camões para as crianças colocarem as cartas ao Pai Natal a pedir as prendas.

Este ano o investimento nas luzes de Natal duplicou relativamente ao ano passado, rondando entre os 600 e os 700 mil euros. O financiamento foi repartido pela União de Associações do Comércio e Serviços (UACS), a Câmara de Lisboa e a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) e há uma explicação para ter aumentado: “o turismo”. “A  iluminação neste ano estará mais de acordo com o estatuto que Lisboa hoje tem, de melhor cidade europeia para citybreaks”, explicou Carla Salsinha, presidente da UACS.

As iluminações de Natal mantêm-se até ao dia de Reis e a maior cidade de Portugal promete surpreender os lisboetas e os turistas com muitas mais novidades, nomeadamente os tradicionais mercados de Natal, atividades de rua e espetáculos de luzes na praça do Comércio.
largo-camo%cc%83es-natal[Fotografia: Câmara Municipal de Lisboa]
rua-garret-natal[Fotografia: Câmara Municipal de Lisboa]

Related posts

Leave a comment